MPB E TEMAS NATALINOS NA CASA FIAT DE CULTURA

DATA

  • 16/12/2016 à 21/12/2016

LOCAL / INFO

PREÇOS

  • Entrada Franca

MPB E TEMAS NATALINOS NA CASA FIAT DE CULTURA

Programação musical de dezembro apresenta cantora Sílvia Negrão e corais da Copasa e do Sesiminas

 

No mês de dezembro, a Casa Fiat de Cultura encerra sua programação musical com três apresentações, cujo repertório inclui clássicos da MPB, canções internacionais e temas natalinos, todas com acesso gratuito ao público. No dia 16 de dezembro, quem estiver no Café Frau Bondan da Casa Fiat de Cultura poderá apreciar, a partir das 19h30, a apresentação da cantora Silvia Negrão. Também para celebrar a chegada do Natal, dois importantes grupos de corais apresentam belíssimas obras: em 18 de dezembro, o Coral Sesiminas canta na Capela de Santana, localizada nos jardins da Casa Fiat de Cultura, às 11h já no dia 21 de dezembro, o Coral da Copasa se apresenta no hall principal, às 19h30.

Além da programação musical, a Casa Fiat de Cultura continua a expor, no hall principal, em dezembro, um Presépio em tamanho natural, criado sob curadoria do artista plástico Leo Piló e construído com a colaboração do público. Feito com alumínio e materiais reutilizados, a obra, que apresenta aspecto futurista, com personagens inseridos em uma espécie de espaço sideral, ficará aberta à visitação até 6 de janeiro de 2017. O público também pode visitar a exposição &ldquoFragmentos e Elementos&rdquo, na Piccola Galleria, que reúne dez obras do artista Marcus Amaral. Formado em Engenharia e Artes Plásticas, Marcus realiza a ligação entre as duas áreas, para dar novo significado à matéria e produzir composições que podem ser chamadas de telas-esculturas. A exposição fica aberta até 18 de dezembro.

16 de dezembro | Sílvia Negrão

Enquanto aprecia as delícias do Café Frau Bondan da Casa Fiat de Cultura, o público poderá assistir à cantora Sílvia Negrão em uma performance intimista que mistura MPB, músicas internacionais e natalinas, acompanhada por Clóvis Aguiar ao teclado. O repertório traz desde Frevo de Orfeu, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, e Volare, de Domenico Modugno, até The Christmas Song (Chestnuts Roasting on a Open Fire), de Robert Wells e Mel Tormé. A apresentação será realizada das 19h30 às 21h e tem entrada gratuita.

Sílvia Negrão é cantora e compositora paraense radicada em Belo Horizonte. Há mais de 10 anos tem se dedicado à pesquisa, registro e divulgação da memória musical. Paralelamente aos seus shows, Sílvia é professora de musicalização, ministrante de oficinas de música e produtora de CDs e musicais.

Clóvis Aguiar é pianista e compositor, especializado em harmonia. Atuante na cena musical desde 1975, morou por oito anos na França, época em que viajou pela Europa, Oriente Médio e África em trabalho de divulgação da música brasileira. Em 1994, voltou ao Brasil, dando continuidade à carreira nacional, gravando e se apresentando ao lado de artistas de renome.

 

18 de dezembro | Coral Sesiminas &ndash Música na Capela

Casa Fiat de Cultura, em parceria com o SESI MG, traz à Capela de Santana concerto do Coral Sesiminas, das 11h às 12h. Integrando o programa &ldquoMúsica na Capela&rdquo, a apresentação conta com regência do maestro Marco Antonio Maia Drumond e repertório para todos os gostos e idades. Com entrada gratuita e espaço sujeito à lotação (80 lugares), o público poderá apreciar um repertório cuidadosamente selecionado para o período natalino  e aproveitar a perfeita acústica da Capela de Santana, localizada nos jardins da Casa Fiat de Cultura. Aclamadas músicas sacras fazem parte do programa, como Ave Maria, de T. L. da Victorai, e Aleluia, de R. Thompson.

Um dos mais antigos e tradicionais corais de Belo Horizonte, o Coral SESIMINAS carrega uma história que permeia com a própria tradição coral do estado de Minas Gerais. Desde a sua fundação em 1953, o Coral atua no cenário artístico-cultural da comunidade industrial, levando ao público entretenimento e, principalmente, fortalecendo a cultura. Atualmente, o grupo é regido pelo Maestro Marco Antônio Maia Drumond e apresenta um repertório rico com obras que vão da Idade Média até o popular e folclórico.

 

Programa

W. Camargo &ndash Natal Verde e Amarelo (arr. Leonardo Cunha)

G. F. Haendel &ndash Joy to the world

C. le Jeune &ndash Revecy venir du printemps

T. L. da Victoria &ndash Ave Maria

J. Farmer &ndash Fair Phyllis

J. S. Bach &ndash Aria da Suíte nº 3

J. Brahms &ndash Der Jäger

R. Thompson &ndash Aleluia

H. Villa-Lobos &ndash Pater Noster

O. Shimizu &ndash Souran Bushi

O. Toralez &ndash Pim-Pam-Pum

F. Mendelssohn &ndash Natal

Anônimo (tradicional melodia francesa do séc. XIX) &ndash Les Anges dans nos campagnes (Gloria - arr. Afrânio Lacerda)

Anônimo &ndash Bate o sino (Jingle Bells)

F. Gruber &ndash Noite Feliz (Silent Night) &ndash arr. Dolarino Rocha

Anônimo (tradicional melodia francesa séc. XVIII) &ndash Adeste Fideles (arr. Gilson Mattos)

A. Valente &ndash Boas Festas (arr. Aricó Júnior)

 

21 de dezembro | Coral da Copasa

A Casa Fiat de Cultura recebe o Coral da Copasa para uma apresentação no hall principal, das 19h30 às 20h30, com regência da maestrina Eliane Fajioli e um rico repertório   que celebra a chegada do Natal com músicas como Noite Feliz, de Franz Xaver Gruber e Joseph Mohr, e Adeste Fidelis, de John Francis Wade.  A apresentação faz parte da programação do &ldquoNatal de Minas 2016&rdquo do Circuito Liberdade e tem entrada gratuita.

Desde sua criação, em 1981, o Coral da Copasa já experimentou desafios e momentos significativos. Além de suas apresentações em nível interno e nas principais casas de espetáculos do Estado, participou de Festivais Estaduais e Nacionais em Minas Gerais, nos Estados do Espírito Santo, Sergipe e no Maranhão, além de ter representado o Brasil nos Festivais Internacionais de Coros, realizados em Encarnación, no Paraguai, em 1988, e, posteriormente, em 1996, em Cantonigrós, na Espanha. Atualmente, o grupo conta com 39 coralistas e é regido pela Maestrina Eliane Fajioli, que também é pianista e cantora lírica.

 

Programa

Jardim da Fantasia &ndash Paulinho Pedra Azul

Naquela Estação - Caetano Veloso, João Donato e Ronaldo Bastos

Ave Maria  - J. Faure

Fratello sole Sorella Luna - W. Dobbins

Creio em Ti - Ervin Drake

Prelúdio para Ninar Gente Grande &ndash Luiz Vieira

Oh Pietosa - Mascagni

Adeste Fidelis - John Francis Wade

Linda Noite &ndash tradiconal canção de Algarve, Ilha da Madeira / Portugal

À meia-noite- Adolph Adam

Noite Feliz - Franz Xaver Gruber e Joseph Mohr

Anjos Santos a Cantar - tradicional canção natalina francesa

Pai Nosso - Albert Hay Malotte

 

Casa Fiat de Cultura

Há 10 anos, a Casa Fiat de Cultura cumpre importante papel na transformação do cenário cultural mineiro, ao apresentar, em Belo Horizonte, 30 importantes exposições, de renomados artistas brasileiros e internacionais. A grande arte de Caravaggio, Chagall, De Chirico, Rodin, Tarsila do Amaral e outros pôde ser apreciada e discutida de forma gratuita ao longo dos anos, por todos os públicos, de todas as idades e classes sociais.

Sempre com mostras inéditas, a instituição, mantida pelas empresas do Grupo Fiat Chrysler Automobiles (FCA) e CNH Industrial, desenvolve um Programa Educativo que é peça fundamental nesse trabalho de valorização e de ampliação do conhecimento proporcionado a seu público. Para cada exposição, são idealizados conceitos e temáticas a serem trabalhados em atividades educativas, em um modelo de Ateliê Aberto, que proporciona aos visitantes um espaço de experimentação livre e de participação nos processos do fazer criativo.

Cerca de 2 milhões de pessoas já visitaram a Casa Fiat de Cultura e mais de 300 mil pessoas participaram das atividades educativas. Para cada público, uma abordagem especial é adotada, com o intuito de encantar e transformar, de maneira positiva, o imaginário de cada visitante. É com esse espírito de envolvimento e inclusão que a Casa Fiat de Cultura tornou-se referência no Brasil, por meio da arte e da cultura, ao proporcionar experiências memoráveis ao público.

 

Serviço

Programação musical de dezembro

Sílvia Negrão e Clóvis Aguiar

Café Frau Bondan da Casa Fiat de Cultura

16 de dezembro de 2016, sexta-feira, das 19h30 às 21h

Sujeito à lotação do espaço (50 lugares)

 

Música na Capela

18 de dezembro de 2016, domingo, das 11h às 12h

Coral Sesiminas

Maestro Marco Antonio Maia Drummond

Capela de Santana

Sujeito à lotação do espaço (80 lugares)

 

Coral da Copasa

21 de dezembro de 2016, quarta-feira, das 19h30 às 20h30

Hall Principal da Casa Fiat de Cultura

Maestrina Eliane Fajioli

Sujeito à lotação do espaço (100 lugares - 40 sentados)

 

Entrada gratuita

 

Casa Fiat de Cultura

Praça da Liberdade, 10 &ndash Funcionários &ndash BH/MG.

 

Informações

(31) 3289-8900

www.casafiatdecultura.com.br

casafiat@casafiat.com.br

facebook.com.br/casafiatdecultura

Instagram:@casafiatdecultura

www.circuitoculturalliberdade.com.br

www.casafiatdecultura.com.br

+EVENTOS

Eventos

VÍDEOS RECOMENDADOS