Lançamento do Livro "Inhotim, um estado de espírito"

DATA

  • 05/12/2016 à 05/12/2016
  • Hora início: 19:00
  • Hora fim: 23:00

LOCAL / INFO

PREÇOS

  • Entrada Franca

Inhotim lança livro comemorativo de dez anos em BH

 

Em três volumes, &ldquoInhotim, um estado de espírito&rdquo percorre a história e projeta o futuro da instituição

 

Para encerrar a programação comemorativa de seus dez anos de abertura, o Instituto Inhotim lança, na segunda-feira, 5/12, o livro &ldquoInhotim, um estado de espírito&rdquo, publicação bilíngue em três volumes que percorre a história e projeta o futuro da instituição. O evento acontece na Inhotim Box, na Savassi, a partir das 19h, e tem presença da editora Anna Paula Martins, coordenadora do projeto. O livro tem patrocínio da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) por meio da Lei Federal de Incentivo a Cultura e também será lançado em São Paulo (6/12) e Rio de Janeiro (7/12).

 

Realizado durante os últimos dois anos, o projeto demandou intensa pesquisa e reúne, pela primeira vez, registros históricos, mapas, cartas e depoimentos de funcionários e personalidades da região, compondo a história do surgimento do Instituto. Textos de Humberto Werneck, Fábio Scarano, Frederico Coelho, Jarbas Lopes, Luiz Zerbini, entre outros, somados a ensaios fotográficos inéditos, recriam a experiência sensorial da visita e trazem novos ângulos do Inhotim, como nas imagens aéreas de Camilla Coutinho Silva.

 

&ldquoInhotim, um estado de espírito&rdquo

Volume principal da publicação, é um livro fotográfico de 256 páginas, com imagens internas e externas que expressam a exuberância do Inhotim e evidenciam a forte relação entre arte e natureza no local. Escrito por Humberto Werneck, o texto que perpassa todo o livro é uma crônica de suas lembranças e impressões do Instituto, desde a chegada a Brumadinho até a surpresa de descobrir obras e plantas pelo percurso da visita.

 

&ldquoFuturomemória&rdquo

O volume Futuromemória situa o Inhotim no tempo e no espaço. Por uma trajetória histórica que vai desde a povoação da região de Brumadinho, atravessa a chegada da linha férrea e adentra os portões do Inhotim, diversas histórias que trazem a essência da instituição são contadas. Já o texto de Bernardo Paz, idealizador do Instituto, traz a visão e os ideais norteadores do Inhotim e aponta para o futuro da instituição. O livro também relembra a passagem de Burle Marx pelos jardins do Inhotim, inspiração para o paisagismo do parque.

 

&ldquoArtenatureza&rdquo

Organizado de maneira cronológica, o volume &ldquoArtenatureza&rdquo apresenta a evolução da coleção de arte do Inhotim por meio de fotos, registros de época, maquetes, projetos arquitetônicos e croquis de pavilhões e obras. Textos de dois curadores do Instituto &ndash Allan Schwartzman e Jochen Volz &ndash introduzem o leitor à proposta curatorial do Inhotim e suas relações com intuição, escala e artista. Também são apresentados exemplares do acervo botânico do Instituto, importante ator na conservação da biodiversidade e integrante da Rede Brasileira de Jardins Botânicos desde 2010.

 

Sobre a Dantes Editora

Com mais de 20 anos de história, a Dantes Editora, da carioca Anna Paula Martins, surgiu com inspiração em um dos mais famosos versos de &ldquoOs Lusíadas&rdquo, de Luís de Camões: &ldquoPor mares nunca dantes navegados&rdquo. De livraria especializada em raridades, o projeto tornou-se uma plataforma editorial com atuação variada, em busca de conectar linguagens e culturas para além do produto livro ao propor laboratórios, encontros, aulas, exposições e outros formatos que possam somar ao processo de produção e editoração.

 

SERVIÇO:

Lançamento &ldquoInhotim, um estado de espírito&rdquo

Livro comemorativo de dez anos do Instituto Inhotim

Quando: 5/12, a partir das 19h

Inhotim Box &ndash Rua Antônio de Albuquerque, 909, Belo Horizonte/MG

Entrada gratuita, livro à venda no local

 

Ficha técnica

Autores: Allan Schwartzman, Fabio Scarano, Frederico Coelho, Humberto Werneck, Jochen Volz e Lucas Sigefredo

ISBN: 978-85-61614-19-5

Assuntos: Museologia, comunidade, organização

Dantes Editora

Formato: 27 cm x 5,5 cm x 37 cm

Páginas: 236 (volume principal), 284 (Artenatureza) e 168 (Futuromemória)

Valor: R$ 150

 

 

Informações para imprensa

Malu Gonçalves &ndash malu.goncalves@inhotim.org.br

31 3194-7319 | 31 99765-2470

 

Marcelo Martins &ndash marcelo.martins@inhotim.org.br

31 3194-7328 | 31 99765-5494

 

www.inhotim.org.br

+EVENTOS

Eventos