E ai, cidadão?

DATA

  • 18/11/2016 à 18/11/2016
  • Hora início: 20:30
  • Hora fim: 21:30

LOCAL / INFO

PREÇOS

  • Entrada Franca

Ser Parte apresenta o espetáculo E aí, Cidadão?

Mais de 100 crianças e adolescentes sobem ao palco com o tema cidadania

Instigar a participação cidadã, o voluntariado e a ética é a proposta do espetáculo cultural E aí cidadão? Realizado pela Associação Ser Parte no dia 18 de novembro de 2016 às 20h30min, no Teatro Ney Soares, no Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH).

Ao completar 10 anos, a Associação Ser Parte reafirma sua missão de mobilizar pessoas para atuar de forma ativa e responsável ao desenvolver atividades coletivas de cooperação, solidariedade e fraternidade com 300 crianças e adolescentes que moram em bairros de Contagem e Belo Horizonte, com contexto de violência e vulnerabilidade social.

A Campanha do Agasalho foi uma dessas ações, em que os educandos se mobilizaram junto às suas famílias e comunidade com o objetivo de recolher agasalhos para pessoas em situação de rua. Também foi realizada uma Gincana da Cidadania que visou debater assuntos como honestidade, pequenas corrupções, bullyng, redes sociais e o ciberbullyng, a partir de exemplos do cotidiano dos alunos. &ldquoA cidadania não pode ser um conceito abstrato, precisa ser vivenciada, incorporada no dia a dia&rdquo relata a coordenadora de projetos Aline Oliveira.

O livro João Cidadão foi usado para nortear as ações e discutir com os educandos sobre o que torna uma pessoa uma boa cidadã. Serviu também como inspiração para a apresentação artística anual da associação, onde o personagem João Cidadão ganhou vida e novas narrativas. &ldquoQueremos mostrar que a construção de um mundo melhor é responsabilidade de todos&rdquo afirma a presidente da Associação Ana Rita de Macedo Moura.

As discussões sobre cidadania e o trabalho desenvolvido nas oficinas de teatro, percussão, canto, artes plásticas e balé resultaram no espetáculo E aí, Cidadão? &ndash um conjunto das diferentes artes. No roteiro, construído pela diretora de teatro Roberta Luchini Boschi e Lucas Fabrício Araújo, a narrativa ganha uma nova personagem, Maria Cidadania. Ela e João Cidadão são os fios condutores da apresentação, que traz reflexões sobre o que é cidadania e as formas pelas quais ela deixa de ser exercida, como nos casos de corrupção, desigualdade de gênero e desrespeito ao meio ambiente. O espetáculo, viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, é apresentado por mais de 100 alunos e alunas, que protagonizam as cenas, dão ritmo, cor e musicalidade à narrativa, colocando em prática o que aprenderam ao decorrer do ano. Sobem ao palco cheios de expectativa e com a determinação de transmitir a mensagem de que ser cidadão é ter consciência de suas ações, respeitar as diversidades, ser ético, solidário e ajudar a transformar o mundo em um lugar melhor.

O espetáculo E aí, Cidadão? é aberto ao público. Os convites são limitados e podem ser retirados na Associação Ser Parte, na Av. Presidente Castelo Branco, 105, Vila São Paulo, Contagem. Outras informações: (31) 3331-1789.

 

O que é Ser Parte?

A Associação Ser Parte é uma organização sem fins lucrativos criada há 10 anos, que atende comunidades do seu entorno, por meio de atividades de cunho social, esportivo, artístico, cultural, educacional e geração de trabalho e renda. O programa mantém os projetos com a parceria da Vilma Alimentos e leis de incentivo. Para conhecer a Associação acesse os canais:

 

www.serparte.org.br

facebook.com/programaserparte

youtube.com/programaserparte

 

Evento:

Espetáculo E aí, cidadão?

18/11/16 &ndash sexta-feira &ndash 20h30min

Teatro Ney Soares da UNIBH &ndash Rua Diamantina 567, Lagoinha &ndash Belo Horizonte/MG

Convites: recepcao@serparte.org.br

Entrada gratuita. 

 

Contatos:

Cristiane Nobre - cristiane@verocomunicacaobh.com.br

31 9 9231-7535

Delânzia Junho - comunicacao@serparte.org.br

3331-1789/  98429-3044

www.serparte.org.br

+EVENTOS

Eventos