Livros 'Cachaças de Minas' e 'Artesanato de Minas' serão lançados no Clube do Livro do Ponteio Lar Shopping

DATA

  • 10/11/2016 à 10/11/2016
  • Hora início: 19:00
  • Hora fim: 22:00

LOCAL / INFO

PREÇOS

  • Entrada Franca

 

&ldquoArtesanato de Minas&rdquo e &ldquoCachaças de Minas&rdquo vão incorporar a coleção de livros que reúne riquezas do Estado. Evento de lançamento será dia 10 de novembro, no Ponteio Lar Shopping

 

Um olhar minucioso sobre os valores e a tradição de Minas Gerais. Esse foi o principal fator que motivou o escritor e consultor em design estratégico e planejamento sociocultural, ambiental e esportivo, Leo Sousa, a iniciar sua jornada em 2009, ano em que lançou o projeto &ldquoTradição de Minas&rdquo. Desde então, cada obra da coleção aborda um tema relacionado ao Estado, com relatos de um mineiro de carteirinha e de coração. Em 2016, após um período de pesquisas e viagens em âmbito regional, ele lança, no dia 10 de novembro, dois novos títulos: &ldquoArtesanatos de Minas&rdquo e &ldquoCachaças de Minas&rdquo. O evento de lançamento acontece às 19h, no Clube do Livro, piso L1 do Ponteio Lar Shopping.

 

 

A seleção dos temas, segundo o autor, foi idealizada sob a ótica da valorização da cultura do povo mineiro, representado por importantes símbolos de Minas Gerais. &ldquoTenho uma forte ligação com o tema &ldquocachaças&rdquo, por exemplo. Meu histórico familiar é base disso. Desde sempre nos reunimos frequentemente para festejar e curtir os parentes ao máximo. São festas e encontros que fazem de cada momento, lembranças pra lá de especiais&rdquo, diz Leo Sousa.

 

 

E com o artesanato não foi diferente. &ldquoNa minha infância, juventude e ainda nos dias de hoje, fui e sou inspirado pelo prazer de compreender e admirar as expressões populares, manifestações artísticas, carregadas de emoção. Meu olhar sempre esteve atento à minha percepção estética das coisas&rdquo, salienta o escritor. Ele ainda destaca que a irmã Adriana teve muita importância nessa formação. &ldquoComo artista que sempre foi, estive ao seu lado, observando, fazendo e admirando a arte que ela produzia. Minha mente é assim: em tudo que vejo, me atento aos critérios de beleza - os meus -, e às recordações que elas me remetem&rdquo, completa.


Com o fotógrafo Marcelo André, Leo Sousa coleciona vivências que ajudam a desvendar um pouco as origens de Minas Gerais e explicam muitos dos costumes ainda mantidos. &ldquoA cada viagem, um novo encontro e novas descobertas. Diante de cada nova história da qual me aproximei para a produção dos dois novos títulos, tive ainda mais certeza da importância em valorizar o indivíduo, suas origens e sua capacidade de se manifestar. Valorizar os fazeres e as tradições familiares&rdquo, revela.

 

O projeto, segundo Leo, faz parte de um grande sonho, mas que só pode ser concretizado com o apoio e envolvimento de mais pessoas. &ldquoPrecisamos de parceiros, empresas e profissionais que vislumbrem a amplitude e todas as oportunidades possíveis desse projeto. O incentivo à cultura em nosso país é algo que precisa passar a fazer parte da essência das empresas. Afinal, os benefícios e o valor que isso pode gerar para elas é enorme. Quanto ao projeto, o objetivo é disponibilizar todo o acervo para a população em geral&rdquo, reforça. Além de concluir o lançamento de todos os títulos, o escritor pretende transformar o conteúdo em um portal, disponibilizando informações a todos os interessados: população, acadêmicos, estudantes e até empresas. &ldquoAfinal de contas, venho construindo um importante arquivo histórico, com imagens, textos e filmes em alto padrão de qualidade. Informações que valorizam o indivíduo e a família mineira, a cultura e a tradição de Minas Gerais&rdquo, conclui.

 

 

O projeto Tradição de Minas, conta com o patrocínio das empresas do Grupo Sada, do Jornal o Tempo e do Grupo Plantar. Conta também com o apoio estratégico da Lokamig Rent a Car, Interface Assessoria de Comunicação e do Ponteio Lar Shopping. Os livros são viabilizados pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

 

 

Coleção Tradição de Minas

 

A Coleção Literária Tradição de Minas tem a redação assinada por Leo Sousa, com a colaboração de Teka Leite, que brilhantemente encanta as narrativas dos textos. Inicialmente, o projeto prevê a publicação de 15 livros, sendo todos os títulos idealizados sob a ótica da valorização da cultura do povo mineiro, representado por importantes símbolos culturais de Minas Gerais.

 

Alguns dos símbolos listados são, hoje, patrimônios preservados e reconhecidos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Além disso, são uma considerável referência à importância econômica de inúmeros municípios mineiros e à posição estratégica destes municípios no desenvolvimento social e cultural do Estado.

 

Títulos da coleção: &ldquoO Mercado de Belo Horizonte&rdquo, &ldquoAs Festas de Minas&rdquo, &ldquoTrens de Minas&rdquo, &ldquoQueijos de Minas&rdquo, &ldquoCachaças de Minas&rdquo, &ldquoArtesanato de Minas&rdquo, &ldquoGrutas de Minas&rdquo, &ldquoÁguas de Minas&rdquo, &ldquoSerras e Montanhas&rdquo, &ldquoArquiteturas de Minas&rdquo (o barroco e o contemporâneo), &ldquoA Gastronomia e os Chefs Mineiros&rdquo, &ldquoO Desenvolvimento e a Tecnologia em Minas&rdquo, &ldquoOs Esportes&rdquo e &ldquoAs histórias tradicionais e inusitadas de Minas&rdquo.

 

Serviço: Lançamento Livros &ldquoArtesanatos de Minas &ldquo e &ldquoCachaças de Minas&rdquo da série &ldquoTradição de Minas&rdquo

 

Dia: 10 de novembro

Local: Clube do Livro (Ponteio Lar Shopping), piso L1

Hora: às 19h

Endereço: BR 356, 2500, Santa Lúcia

Tel: (31) 3503 2500

www.ponteiolarshopping.com.br

 

 

 

 

 

 

 

www.ponteiolarshopping.com.br

+EVENTOS

Eventos