Centro Cultural SESIMINAS abriga exposição Quando a fuga encontra a si mesma

DATA

  • 21/10/2016 à 19/11/2016
  • Hora início: 09:00
  • Hora fim: 18:00

LOCAL / INFO

PREÇOS

  • Entrada Franca

Centro Cultural SESIMINAS abriga exposição &ldquoQuando a fuga encontra a si mesma&rdquo

O artista Henrique Detomi apresenta pinturas de paisagens naturais,

povoadas por estranhas estruturas

 

A Galeria de Arte do Centro Cultural Sesiminas recebe, a partir do dia 20 de outubro, quinta-feira, às 20h, a exposição Quando a fuga encontra a si mesma, do artista mineiro Henrique Detomi. A mostra reúne dez pinturas inéditas, criadas em óleo sobre tela, que se dividem em grandes formatos e em formatos bem pequenos. As obras retratam paisagens naturais, que apresentam, entre pinceladas e escorridos, estranhas estruturas aparentemente artificiais e inabitadas. Com entrada gratuita e classificação livre, a exposição fica aberta, para visitação, até o dia 19 de novembro, sempre de terça-feira a domingo, das 9h às 18h.

As obras de Henrique Detomi surgiram do hábito que o artista tem de caminhar. A prática serve como inspiração e o auxilia na construção do pensamento de seus trabalhos. &ldquoO que vi ao longo das caminhadas despertaram em mim o interesse por criar novas paisagens. E, assim, em minhas obras, crio lugares inusitados dentro uma paisagem natural&rdquo, conta o artista.

Todas as pinturas do artista têm em comum objetos que povoam as paisagens. Esboçam uma ergonomia, como se pudessem ser habitados, mas, pela estranheza de suas formas, remetem a um ambiente lúdico, de sonhos e desejos. Nas grandes obras, os objetos dão a sensação de que algo pode sair de lá ou até mesmo algo pode morar dentro deles. Já nas pequenas, eles são vasados, em branco, e só se vê seu contorno. 

A mostra Quando a fuga encontra a si mesma reforça a origem figurativa do trabalho de Henrique Detomi. &ldquoMinhas pinturas deixam a questão para o interlocutor. Ele tem que se questionar. O lugar de estranhamento vem a partir disso&rdquo, ressalta.

Sobre o artista plástico Henrique Detomi

Henrique Detomi vive e trabalha em Belo Horizonte. O artista representa em suas pinturas paisagens, sempre adicionando determinados objetos ou estruturas irreais. Graduou-se em Artes Plásticas na Escola Guignard/UEMG em 2010. Participou de diversas mostras coletivas entre elas &ldquo40x40&rdquo, no Viaduto das Artes (2016), &ldquoQuase pornô&rdquo, na Galeria Mamacadela (2016),  &ldquoTurvas narrativas&rdquo, na Galeria Orlando Lemos (2015) e a &ldquoBrazil: Arbeit und Freundschaft&rdquo, na galeria Pivô (2014). E realizou mostras individuais: &ldquoSem Título&rdquo, na Galeria de Arte XXX, em Brasilia (2016) "Retratos Virtuais", no Centro Cultural da UFMG (2011), "Relações Virtuais", apresentada no Muna em Uberlândia (2013), e "Onde mora o irreal", no Espaço Cultural Vallourec em Belo Horizonte (2015). Em 2012, recebeu menção Honrosa no Salão de Artes Plásticas de Praia Grande, em São Paulo.

SERVIÇO

Exposição &ldquoQuando a fuga encontra a si mesma&rdquo

Local: Galeria de Arte &ndash Centro Cultural Sesiminas (R. Padre Marinho, 60, Santa Efigênia &ndash Belo Horizonte/MG)

Abertura: quinta-feira, 20/10 &ndash 20h

Período de visitação: De sexta-feira, 21/10, a sábado, 19/11

Horário de visitação: De terça a domingo, das 9h às 18h

Classificação Livre

www.centroculturalsesiminasbh.com.br

+EVENTOS

Eventos