Festival Fartura 2016

DATA

  • 24/09/2016 à 25/09/2016

LOCAL / INFO

PREÇOS

  • Entrada Franca

Senac apresenta projeto "Primórdios da Cozinha Mineira" pela primeira vez em Belo Horizonte, durante o Festival Fartura BH 2016


Público também poderá aprender receitas na prática em dois espaços do Senac durante o evento

O Senac participa, nos dias 24 e 25/09, sábado e domingo, da terceira edição do Festival Fartura BH 2016, que reunirá, em Belo Horizonte, o melhor da gastronomia de norte a sul do País, na Praça José Mendes Júnior, ao lado do Palácio da Liberdade. Apoiador educacional do Festival, o Senac apresenta o projeto "Primórdios da Cozinha Mineira" e a Cápsula dos Sentidos, atividades que serão abertas ao público e gratuitas, assim como oficinas interativas que ocorrem durante toda a programação.

 O projeto "Primórdios da Cozinha Mineira" tem como objetivo mapear, resgatar e preservar os hábitos, técnicas e produtos alimentares dos primeiros habitantes de Minas Gerais. Trata-se de uma atividade de extensão, com a participação dos alunos do curso de graduação tecnológica em Gastronomia do Senac, que realizaram pesquisas nas regiões das Serras da Piedade até o Caraça. Diversos produtos foram identificados, dentre eles o arroz vermelho agulhinha, farinha de batata doce, farinha de inhame, 65 tipos de verduras e temperos antigos, 18 tipos de frutas da Mata Atlântica, fermentados, vinhos e queijos especiais. 

 "Estamos resgatando a história da gastronomia mineira, que tem origens variadas. Com este projeto, além da preservação histórica, podemos contribuir para um desenvolvimento sustentável das comunidades que participaram da pesquisa. Muitas já cultivam e comercializam seus produtos nas feiras de suas cidades", afirma a coordenadora geral do projeto e especialista em pesquisas gastronômicas do Senac em Minas, Vani Pedrosa. Ela apresentará o projeto ao público no Espaço Aulas Senac no domingo, 25/09, das 17h45 às 19h, e a expectativa é grande, pois o lançamento do projeto, feito no Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes, foi concorrido e a reação do público foi muito positiva.

Durante o Festival Fartura BH 2016, será montada pelo Senac a Cápsula dos Sentidos, espaço que promete explorar os cinco sentidos dos participantes (tato, olfato, audição, paladar e visão), a partir de experiências com os produtos encontrados nos Primórdios da Cozinha Mineira. Os visitantes serão auxiliados por alunos do Senac nesta viagem sensorial.  Confira no link como funciona a Cápsula:

https://www.facebook.com/senacminas/videos/1080147625355955/

Programação educacional e gastronômica

 O Senac atuará em toda a programação educacional, que é gratuita e ocorre nos espaços oAulas Senac, Degustação Senac e Cozinha ao Vivo. A programação do Espaço Aulas Senac contará com temas que vão da cozinha mineira de vanguarda (Gabriel Trillo), corte e técnicas de preparação de peixe (Ivo Faria), o uso do azeite (Carlos Bertolazzi) até a possibilidade de negócio na gastronomia (Fred Calijorne, professor do Senac).

 No Espaço Degustação Senac, com capacidade para 40 pessoas, serão ensinadas receitas que mesclam a cozinha mineira com a italiana (João Victor Bertolotti) e um arroz doce com Baru (Patrícia Amante), além de outras delícias, com duração de cerca de 1h cada oficina. As inscrições serão realizadas nos locais e os cursos são gratuitos. E para quem quer apenas acompanhar os chefs preparando os pratos, a opção é ficar no Espaço Cozinha ao Vivo. Na estrutura, serão preparados sanduíches no pão de ora pro nóbis (Renato Lobato), moqueca terrestre (Luciano Avellar) e o prato tailandês Pad Khing khai (Beto Haddad).

Em todos os espaços, alunos e instrutores do Senac estarão presente para auxiliar os chefs convidados.

Cartões postais e selfies      

 O descubraminas.com, portal mantido pelo Senac e especializado em cultura e turismo mineiro, promoverá duas ações durante o Festival. O público poderá tirar selfies em um estande que reproduz as tradicionais cozinhas mineiras ou escolher cartões-postais de Minas e mandá-los gratuitamente para qualquer parte do mundo.

 PROGRAMAÇÃO EDUCACIONAL CONDUZIDA PELOS PROFISSIONAIS DO SENAC

ESPAÇO COZINHA AO VIVO

 

24/09 - Sábado

 

13h30

Sanduíche cansanção no pão de ora pro nóbis com guisado de costelinha e BBQ de goiabada, com Renato Lobato (professor de graduação tecnológica em Gastronomia do Senac, MG)

 

25/09 - Domingo

 

13h

Moqueca Terrestre - A base para a diversidade, com Luciano Avellar (Chef Executivo do Senac em Minas)

 

17h

Pab Khin khai, com Beto Haddad (professor em graduação tecnológica em Gastronomia do Senac)

 

 

ESPAÇO AULAS SENAC

 

24/09 - Sábado

 

17h45 - 19h

Primórdios da Cozinha Mineira e Negócios na gastronomia com degustação, com Vani Pedrosa (especialista em Gastronomia do Senac em Minas) e Fred Calijorne (professor em graduação tecnológica em Gastronomia do Senac)

 

25/09 - Domingo

 

17h45 - 19h

Possibilidade de negócio na gastronomia, com Fred Calijorne (professor de graduação tecnológica em Gastronomia do Senac)

 

 

ESPAÇO DEGUSTAÇÃO SENAC

 

24/09 - Sábado

 

19h - 20h

Arroz doce de limão capeta com crocante de Baru, com Patricia Amante (instrutora do Senac, MG)

 

25/09 - Domingo

 

17h30 - 18h30

Mineiridade na cozinha italiana, com João Victor Bertolotti (professor de graduação tecnológica em Gastronomia do Senac)

 

 

 

http://www.farturagastronomia.com.br/

+EVENTOS

Eventos

VÍDEOS RECOMENDADOS