Inauguração de novas exposições temporárias no Inhotim

DATA

  • 08/09/2016 à 08/09/2018
  • Hora início: 09:30
  • Hora fim: 16:30

LOCAL / INFO

PREÇOS

  • Inteira:R$ 2,500

O Inhotim faz sua inauguração anual, desta vez com uma nova exposição temporária nas Galerias Mata e Lago. Tomando os dez anos do Instituto como momento simbólico de reflexão sobre a trajetória da instituição, assim como a pluralidade de sua coleção, &ldquoPor aqui é tudo novo&rdquo articula trabalhos de diferentes momentos na cronologia do Inhotim, criando novas leituras sobre o acervo. "A curadoria propõe uma imersão nesse universo de trabalhos, usando algumas bússolas de navegação como a relação entre propostas e narrativas de diferentes temporalidades, com uma atenção especial aos artistas mais jovens da coleção", comenta Marta Mestre, curadora do Inhotim.
O nome da exposição surge a partir do relato do viajante James W. Weels, que, no final do século 19, passou por Brumadinho e se surpreendeu com a região. Ao refletir sobre a história da instituição e suas projeções para o futuro, a exposição coloca em evidência produções de artistas mais jovens da Coleção Inhotim, como Pablo Accineli, Erika Verzutti ou Sara Ramo, ao mesmo tempo em que as relaciona com nomes consagrados, a exemplo de Victor Grippo e Artur Barrio, criando diálogos entre obras de diferentes épocas.
A mostra também busca conexões a partir de linguagens artísticas mais recentes, que as instituições culturais têm integrado em suas coleções, como é o caso da performance. Nesse sentido, integra a exposição o trabalho Marra (1996), de Laura Lima. &ldquoPor aqui é tudo novo&rdquo procura lançar as bases para pensar o futuro do Inhotim, revelando associações inéditas em seu extenso acervo de aproximadamente 1.300 obras de arte.
Já na Galeria Praça, a exposição "amor lugar comum", inaugurada em 2013 com trabalhos de Luiz Zerbini, passa a exibir mais uma obra do artista: Natureza Espiritual da Realidade III (2015).

www.inhotim.org.br

+EVENTOS

Eventos

VÍDEOS RECOMENDADOS