Exposição COMPÊNDIO PARA O USO DOS PÁSSAROS, de Roney Manzi

DATA

  • 05/08/2016 à 03/09/2016
  • Hora início: 18:00
  • Hora fim: 14:00

LOCAL / INFO

PREÇOS

  • Entrada Franca

&ldquoQuando as aves falam com as pedras e as rãs com as águas &ndash é de poesia que estão falando. [...] Poesia é voar fora da asa&rdquo, Manoel de Barros. O artista Roney Manzi propõe um diálogo entre o universo da moda e a poesia de Manoel de Barros em sua primeira exposição individual, Compêndio para Uso dos Pássaros, que abre nesta sexta-feira (5), no Patrícia de Deus &ndash Espaço de Arte, a partir das 18h.

&ldquoApropriando-se do dissonante título de um dos livros do autor, Roney apresenta uma série de trabalhos (colagens, assemblages e objetos) que partem da ordenação geométrica e decorativa à sua quase total desconstrução. As obras sincretizam fragmentos diversos de tecidos (padronagens de azulejaria, rendas e estampas de pássaros), montados com alfinetes, criando superfícies de geometrias planas e tridimensionais ao mesmo tempo (des)ordenação a partir de padrões regulares de composição, uma  atualização cubista, analítica e fragmentada do plano&rdquo, explica o crítico Luiz Flávio, artista visual, ex-professor da Escola Guignard/UEMG.

E completa: &ldquoNo entanto, ao apropriar-se destas tradições da arte de tendência geométrica ou construtiva, o artista também as nega: ao incluir elementos realistas, como pássaros, suas composições parecem prometer &lsquoarranjos para assobios&rsquo, como diria Manoel de Barros. Ao invés de criar um compêndio rigoroso de azulejaria ou de ornitologia, Roney Manzi nos oferece livres e poéticos voos, azulejados de pássaros&rdquo.

Roney Manzi é artista plástico e consultor de moda. Nasceu em Belo Horizonte em 1984, onde vive e trabalha. Participou de algumas mostras coletivas e esta é a sua primeira individual.

 

SERVIÇO:

Compêndio para Uso dos Pássaros

Abertura: 5 de agosto, das 18 às 20h.

Visitação: até 3 de setembro, de segunda a sexta, das 10 às 19h. Sábados, das 10 às 14h.

Endereço: Patrícia de Deus - Espaço de Arte (Rua Fernandes Tourinho, 145, Savassi).

Entrada Gratuita.

www.patriciadedeus.com.br

 

https://www.patriciadedeus.com.br/

+EVENTOS

Eventos