Fiotim - Museu Ambulante

DATA

  • 23/07/2016 à 23/07/2016
  • Hora início: 14:00
  • Hora fim: 20:00

LOCAL / INFO

PREÇOS

  • Entrada Franca

 

Fiotim

 

Museu ambulante viaja o Brasil levando cultura e entretenimento ao púbico

 

 

 

A obra "FIOTIM -  A oitava maravilha do mundo contemporâneo" é uma galeria de arte ambulante, com um ambiente que envolve o espectador, criando uma interação do púbico com a obra. Construída tendo como base um trailer, possui jardim, lâmpadas e cataventos coloridos, além de pinturas de paisagens bucólicas e uma escultura posicionada ao centro. Entrando no trailer o espectador se conecta com uma exposição de 40 obras de arte- releituras feitas em miniatura de Inhotim.

 

Mais do que um simples arremedo, Fiotim é uma miniatura bem-humorada do objeto reverenciado. O conceito principal são pequenas paródias das peças de adoração. À porta do Fiotim, um &lsquotótem&rsquo contendo elementos representativos como a flora, a fauna, o vernissage, o glamour e o mecenas dá as boas-vindas aos visitantes, em diversos idiomas.

 

O princípio da concepção do Fiotim é pautado pelo sucesso do Inhotim, que atrai multidões que se encantam com o que encontram.

 

 As principais referências estéticas foram os mascates e os 'Gabinetes de Curiosidades', precursores dos museus. Além das obras de arte, Fiotim é apresentado e guiado pelo personagem Jorge K: um 'arteiro-viajante'.

 

Esse personagem é iletrado, um cara que um dia, por acaso, visitou um grande

Museu e viu nele uma oportunidade de mudar de vida. Esse 'arteiro viajante' se lançou na missão de fazer miniaturas de tudo aquilo que viu - mesmo sem entender nada e dispor de poucos recursos. Produziu uma série de souvenires, imitações toscas dos objetos de adoração - visando &lsquotirar proveito&rsquo da fé, da devoção e da comoção que envolvem aqueles romeiros contemporâneos, que adentram o paraíso pós-moderno, ávidos por progresso espiritual, sabedoria e conhecimento - a Luz.

 

O Fiotim dá oportunidade para as pessoas se conectarem com a arte. É fato que um número significativo de pessoas nunca entrou em um museu. Fiotim leva a arte para o púbico, de cidade em cidade. Ainda que observando releituras de obras consagradas, o espectador é instigado a refletir sobre a arte e as várias formas de manifestação do pensamento artístico.

 

Essa é uma das principais características conceituais do projeto: desacostumar as pessoas a ter um contato frio e 'sisudo' com a arte em exposições. Seja em espaços públicos ou comerciais um dos atributos da arte é possibilitar o prazer e a alegria. O Fiotim tem essa capacidade: quebrar paradigmas.

 

Os materiais utilizados na produção dessa obra foram: Treiler/reboque (feito em estrutura metálica e chapas galvanizadas, chassi de aço, rodas e pneus) madeiras, compensados, ferragens, tintas acrílicas, esmaltes sintéticos, lâmpadas coloridas, bonecos, fontes decorativas, gramas, flores, arbustos e elementos de jardins artificiais, aves e sapos de gesso pintados, tecidos, elementos de metais, vidros e plásticos, alto-falante, aparelho de som e gerador de energia.

 

 

O "FIOTIM -  A oitava maravilha do mundo contemporâneo" já iniciou um percurso entre vários estados do Brasil. O objetivo é apresentá-lo em praças públicas, principalmente em lugares que nunca receberam uma exposição de arte contemporânea.

 

 

Contatos para pauta:

Vira Comunicação &ndash contato@viracomunicacao.com.br / (11) 3494-0035

Isabela Picoli - isa.picoli.coelho@gmail.com / (11) 9495-70241

Guilherme Pichonelli &ndash guilherme@viracomunicacao.com.br / (11) 98076-1234

 

 

 

 

 

https://viracomunicacao.com.br/

+EVENTOS

Eventos