FILARMÔNICA SE APRESENTA PELA PRIMEIRA VEZ EM SABARÁ

DATA

  • 16/07/2016 à 16/07/2016
  • Hora início: 20:00

LOCAL / INFO

PREÇOS

  • Entrada Franca

Gratuito e aberto ao público, concerto será realizado no dia 16 de julho, na Praça Melo Viana

 

Sabará terá música clássica ao ar livre na noite de sábado, 16 de julho. A Filarmônica de Minas Gerais se apresentará em espetáculo gratuito na praça Melo Viana, às 20 horas, sob a regência do maestro Marcos Arakaki. O concerto é patrocinado pela Anglogold Ashanti, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, pelo Ministério da Cultura e Governo de Minas Gerais.

 

Após o concerto em Sabará, a Filarmônica se apresentará, por meio dos seus grupos de Câmara, também gratuitamente, em Nova Lima, e Caeté, cidades nas quais está presente a operação da AngloGold Ashanti. Em junho, mais de duas mil pessoas lotaram a praça da Matriz para a abertura da turnê em Santa Barbará. Com as turnês estaduais e seus concertos abertos ao público, a Filarmônica procura contribuir para que um número cada vez maior de pessoas tenha contato com a beleza da música clássica. A AngloGold Ashanti tem o mesmo objetivo ao apoiar o projeto -  contribuir para melhoria de qualidade de vida nas comunidades vizinhas.

 

O repertório

A Orquestra interpretará Dança Eslava, op. 72, nº 1, do tcheco Antonín Dvorák Tritsch-Tratsch Polka, op. 214, de J. Strauss Jr., compositor bastante conhecido do público pelas valsas vienenses. Outro compositor bastante reconhecido pelos ouvintes é Carlos Gomes. Na apresentação de Sabará será interpretada, de Gomes, a Abertura da ópera Maria Tudor. Uma vez mais a ressaltar que a música clássica sempre está presente na vida das pessoas, a Filarmônica irá tocar Gymnopédies 3 e 1, do compositor francês Erik Satie. Certamente, muitos a reconhecerão já nas primeiras notas.

 

Do compositor inglês Gustav Holst, a Filarmônica interpretará a Suíte Saint Paul, op. 29, nº 2: Giga. De origem inglesa, Giga é uma dança folclórica. Trata-se de música bastante animada, assim como a Abertura da obra Cavalaria Ligeira, do croata Franz von Suppé, e a obra Príncipe Igor: Danças Polovitsianas, do russo Alexander Borodin.

Sobre a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais

Com apenas oito anos de existência, a Filarmônica de Minas Gerais recebeu três prêmios de melhor grupo musical brasileiro, efetivando-se como um dos projetos mais bem-sucedidos de Minas Gerais e do Brasil no campo da música erudita. Sob a direção artística e regência titular de Fabio Mechetti, a Orquestra é atualmente formada por 92 músicos provenientes de todo o Brasil, Europa, Ásia, Américas Central, do Norte e Oceania, selecionados por um rigoroso processo de audição. Neste período, realizou 554 concertos, com a execução de 915 obras de 77 compositores brasileiros e 150 estrangeiros, para mais de 709 mil pessoas, sendo que mais de 40% do público pôde assistir às apresentações gratuitamente. O impacto desse projeto artístico durante os anos também pode ser medido pela geração de 59 mil oportunidades de trabalho direto e indireto.

 

Sobre a AngloGold Ashanti

Uma das maiores produtoras de ouro do mundo, no Brasil a empresa possui minas e plantas metalúrgicas e de beneficiamento distribuídas nos estados de Minas Gerais e Goiás. Seus negócios englobam 19 operações em 9 países, gerando mais de 60 mil empregos. A AngloGold Ashanti tem sede em Johanesburgo, na África do Sul, e suas ações são negociadas nas bolsas de Johanesburgo, Nova York, Londres, Austrália e Gana.  No Brasil, a companhia está presente em Minas Gerais e Goiás. As operações brasileiras respondem por 15% da produção global de ouro do grupo e estão entre as mais avançadas do mundo no campo da tecnologia de mineração, pela excelência dos equipamentos e processos utilizados e o desenvolvimento de soluções de engenharia para a atividade de mineração em subsolo. 

 

 SERVIÇO

Orquestra Filarmônica de Minas Gerais - turnê estadual 2016

Sabará

16 de julho &ndash 20h

Praça Melo Viana

Concerto gratuito

 

 

Programa:



Marcos Arakaki, regente

 

DVORÁK                               Dança Eslava, op. 72, nº 1

J. STRAUSS JR.                    Tritsch-Tratsch Polka, op. 214

GOMES                                 Maria Tudor: Abertura

SATIE/Debussy                  Gymnopédies 3 e 1

HOLST                                    Suíte Saint Paul, op. 29, nº 2: Giga

SUPPÉ                                    Cavalaria Ligeira: Abertura

BORODIN                              Príncipe Igor: Danças Polovitsianas

 

Informações: www.filarmonica.art.br

Em BH: 3219-9000 (Instituto Cultural Filarmônica, das 9h às 18h)

Em Sábara: (31) 3672-7864 (Secretaria Municipal de Cultura, das 8h às 17h)

http://www.filarmonica.art.br/

+EVENTOS

Eventos

VÍDEOS RECOMENDADOS