Queima do Alho

DATA

  • 04/06/2016 à 04/06/2016
  • Hora início: 12:00
  • Hora fim: 17:30

LOCAL / INFO

PREÇOS

  • :4,000

Queima do Alho revive tradição das comitivas

Evento traz tempero e solidariedade à DivinaExpo 2016

 

No dia 04 de junho, sábado, penúltimo dia da 46ª DivinaExpo, a tradicional Queima do Alho promete trazer para o maior rodeio de Minas um pouco do tempero e do aroma de pratos que eram tradicionalmente preparados pelos cozinheiros das comitivas que rodavam o país transportando gado. Além de reviver um pouco da história desses importantes personagens, muitos deles mineiros, esse será o momento de mostrar o lado social do evento. Isso porque o valor arrecadado com a venda de ingressos será doado a instituições filantrópicas da cidade.

Durante a Queima do Alho, que acontece das 12h às 17h30, as comitivas participantes vão preparar pratos tradicionais como arroz carreteiro, carne na chapa e feijão tropeiro. Cada uma apresenta seu cardápio que é servido durante toda tarde para degustação do público.  A comida é feita como pede o figurino, em fogão improvisado, bem próximo ao chão quando os participantes se servem à vontade. Os ingressos custam R$ 40 e a bebida é vendida à parte.

Neste ano 15 comitivas estão confirmadas para o evento, grande parte delas de Divinópolis e região, mas há também grupos das cidades de Martinho Campos, na região Central do Estado, e Lavras, no Sul de Minas.

 

História &ndash A Queima do Alho lembra um costume da época das comitivas. Os grupos viajavam pelo país levando a boiada. Para alimentar os peões, os cozinheiros e seus ajudantes, geralmente dois, seguiam na frente do restante dos homens até um local escolhido para ser o próximo ponto de pouso. Ali eles preparavam os alimentos e, quando o grupo chegava, tudo estava pronto.

O cardápio era composto por paçoca de carne, torresmo, carne de sol, feijão tropeiro, arroz carreteiro, tudo sempre temperado com muita pimenta e alho. O momento do almoço era acompanhado ainda de rodas de viola e regado a cachaça mineira.

Em Divinópolis, foi em 1997 que a tradição começou a ser revivida. &ldquoNaquele ano, nós trouxemos uma comitiva de Barretos para fazer a queima do alho aqui. Aí o povo viu, gostou e um tempo depois começou a fazer as comitivas, que foram aumentando. Esta é a 12ª edição da queima do alho aqui&rdquo, lembra o presidente do Sindicato Rural de Divinópolis, Irajá Nogueira.

 

Queima do Alho &ndash Serviço

Data: 04 de junho

Local: Parque de Exposições de Divinópolis &ndash avenida Paraná, 3560, bairro São José

Atrações: Mirante & Mirael / Tião Reis & Zé Mineiro / Hélio Savassi & Miltinho / Caipira Natu

Informações: (37) 3212-2100

www.brasileracomunicacao.com.br

+EVENTOS

Eventos

VÍDEOS RECOMENDADOS