Orquestra Filarmônica de Minas Gerais se apresenta em Santa Bárbara

DATA

  • 04/06/2016 à 04/06/2016
  • Hora início: 21:00
  • Hora fim: 23:00

LOCAL / INFO

PREÇOS

  • Entrada Franca

anglogold ashanti leva a filarmônica de minas gerais para santa bárbara

 

concerto, gratuito e aberto ao público, será dia 4, sábado, no centro histórico

 

santa bárbara abre a temporada 2016 de turnês estaduais da filarmônica de minas gerais, em concerto gratuito, no dia 4 de junho, às 21h, na praça da matriz. a apresentação, inédita na cidade, traz a interpretação de dez obras do repertório sinfônico brasileiro e internacional, com a presença de 70 músicos da filarmônica, provenientes de todo o brasil, europa, ásia, américas central, do norte e oceania. o concerto é conduzido pelo regente associado da orquestra, marcos arakaki, um dos maestros de destaque da atualidade no cenário nacional.

 

concerto em santa bárbara foi viabilizado pela anglogold ashanti que, por meio da lei federal de incentivo à cultura, é apresentadora do evento, junto com o ministério da cultura e o governo de minas gerais. para a anglogold ashanti, afirma seu diretor de sustentabilidade, josé margalith, &ldquoé um prazer ser uma parceira desta iniciativa e poder levar este concerto como um presente à cidade de santa bárbara, que tanto nos orgulha ao hospedar uma das nossas principais operações no brasil&rdquo.

 

o repertório 

a orquestra interpretará dança eslava, op. 72, nº 1, do compositor tcheco antonín dvorák, tritsch-tratsch polka, op. 214, de j. strauss jr., compositor bastante conhecido do público pelas valsas vienenses como o danúbio azul. outro compositor conhecido do público é carlos gomes, especialmente porque um trecho de sua obra o guarani é, há anos, utilizada como tema de abertura da hora do brasil. mas, no programa de santa bárbara, a obra interpretada será a abertura da ópera maria tudor. e, mais uma vez, lembrando que a música clássica sempre está presente em nossas vidas, a filarmônica irá tocar gymnopédies 3 e 1, do compositor francês erik satie. certamente, muitas pessoas do público irão reconhecê-la já nas primeiras notas.

 

do compositor inglês gustav holst, a filarmônica irá interpretar a suíte saint paul, op. 29, nº 2: giga. giga é uma dança folclórica, provavelmente irlandesa. trata-se de uma música bastante animada, assim como a abertura da obra cavalaria ligeira, do croata franz von suppé, o   batuque, do brasileiro lorenzo fernandez, e a obra príncipe igor: danças polovitsianas, do compositor russo alexander borodin. ainda no programa, uma obra inspirada no fluir das águas de um rio, o moldávia, do compositor tcheco bedrich smetana.

 

sobre a orquestra filarmônica de minas gerais

criada em 2008, a orquestra filarmônica de minas gerais tornou-se um dos mais bem-sucedidos programas continuados no campo da música erudita, tanto em minas gerais como no brasil. sob a direção artística e regência titular de fabio mechetti, a orquestra tem sido reconhecida com vários prêmios culturais e de desenvolvimento econômico. em seus primeiros oito anos de vida a orquestra realizou 554 concertos, com a execução de 915 obras de 77 compositores brasileiros e 150 estrangeiros, para mais de 709 mil pessoas, sendo que 40% do público pôde assistir às apresentações gratuitamente. o impacto desse projeto artístico durante os anos também pode ser medido pela geração de 59 mil oportunidades de trabalho direto e indireto.

 

o corpo artístico orquestra filarmônica de minas gerais é oriundo de política pública formulada pelo governo do estado de minas gerais. com a finalidade de criar uma nova orquestra para o estado, o governo optou pela execução dessa política por meio de parceria com o instituto cultural filarmônica, uma entidade privada sem fins lucrativos qualificada com o título de organização da sociedade civil de interesse público (oscip). tal escolha objetivou um modelo de gestão flexível e dinâmico, baseado no acompanhamento e avaliação de resultados. um termo de parceria foi celebrado como instrumento que rege essa relação entre o estado e a oscip, contendo a definição das atividades e metas, bem como o orçamento necessário à sua execução. a programação artística tem sido integralmente paga por recursos de bilheteria e os captados junto a empresas, por meio das leis de incentivo estadual e federal.

 

 

 sobre a anglogold ashanti

uma das maiores produtoras de ouro do mundo, no brasil a empresa possui minas e plantas metalúrgicas e de beneficiamento distribuídas nos estados de minas gerais e goiás. seus negócios englobam 17 operações em 9 países, gerando mais de 60 mil empregos. a anglogold ashanti tem sede em johanesburgo, na áfrica do sul, e suas ações são negociadas nas bolsas de johanesburgo, nova york, londres, austrália e gana.  no brasil, a companhia está presente em minas gerais e goiás. as operações brasileiras respondem por 10% da produção global de ouro do grupo e estão entre as mais avançadas do mundo no campo da tecnologia de mineração, pela excelência dos equipamentos e processos utilizados e o desenvolvimento de soluções de engenharia para a atividade de mineração em subsolo. 

http://www.filarmonica.art.br/

+EVENTOS

Eventos

VÍDEOS RECOMENDADOS