Filarmônica de Minas Gerais em Betim

DATA

  • 25/05/2016 à 07/06/2016
  • Hora início: 12:50
  • Hora fim: 00:00

LOCAL / INFO

PREÇOS

  • Entrada Franca

filarmônica de minas gerais dá início a turnê estadual

em santa bárbara e betim

 

as apresentações serão realizadas em praças públicas e o repertório conta com obras de dvorák, j. strauss jr., carlos gomes, satie, holst, smetana, suppé, fernandez e borodin

 

filarmônica de minas gerais dá início à sua primeira turnê estadual da temporada 2016 com concertos em santa bárbara, no dia 4 de junho, às 21h, na praça da matriz (praça cleves de faria), e betim, no dia 5 de junho, às 18h, na praça milton campos. sob regência do maestro marcos arakaki, a orquestra interpreta dança eslava, op. 72, nº 1, de dvorák tritsch-tratsch polka, op. 214, de j. strauss jr. maria tudor: abertura, de carlos gomesgymnopédies 3 e 1, de satie suíte saint paul, op. 29, nº 2: giga, de holst o moldávia, de smetana cavalaria ligeira: abertura, de suppé batuque, de fernandez e príncipe igor: danças polovitsianas, de borodin. a entrada égratuita. 

 

com as turnês estaduais e seus concertos abertos ao público, a filarmônica procura contribuir para que um número cada vez maior de pessoas tenha contato com a beleza da música clássica.

 

o concerto de santa bárbara é apresentado pelo ministério da cultura, governo de minas gerais e anglo gold ashanti por meio da lei federal de incentivo à cultura. já o de betim é apresentado pelo ministério da cultura, governo de minas gerais e instituto unimed-bh, viabilizado pelo incentivo de pessoas físicas, por meio da lei federal de incentivo à cultura.

 

maestro marcos arakaki

marcos arakaki é regente associado da filarmônica de minas gerais e colabora com a orquestra desde 2011. bacharel em música pela universidade estadual paulista, na classe de violino do professor ayrton pinto, em 2004 concluiu o mestrado em regência orquestral pela universidade de massachusetts (eua). participou do aspen music festival and school (2005),recebendo orientações de david zinman na american academy of conducting at aspen, nos estados unidos, além demasterclasses com os maestros kurt masur, charles dutoit e sir neville marriner. sua trajetória artística é marcada por prêmios como o do 1º concurso nacional eleazar de carvalho para jovens regentes, promovido pela orquestra petrobras sinfônica em 2001, e do prêmio camargo guarnieri, concedido pelo festival internacional de campos do jordão em 2009, ambos como primeiro colocado. foi também semifinalista no 3º concurso internacional eduardo mata, realizado na cidade do méxico em 2007. 

 

além da orquestra filarmônica de minas gerais, marcos arakaki tem dirigido outras importantes orquestras tanto no brasil como no exterior. estão entre elas as orquestras sinfônicas brasileira (osb), do estado de são paulo (osesp), do teatro nacional claudio santoro, do paraná, de campinas, do espírito santo, da paraíba, da universidade de são paulo, a filarmônica de goiás, petrobras sinfônica, orquestra experimental de repertório, orquestras de câmara da cidade de curitiba e da osesp, camerata fukuda, dentre outras. no exterior, dirigiu as orquestras filarmônica de buenos aires,sinfônica de xalapa, filarmônica da universidade autônoma do méxico, kharkiv philharmonic da ucrânia e a boshlav martinu philharmonic da república tcheca.

 

acompanhou importantes artistas do cenário erudito, como gabriela montero, sergio tiempo, anna vinnitskaya, sofya gulyak, ricardo castro, rachel barton-pine, chloë hanslip, luíz filíp, entre outros.

 

ao longo dos últimos dez anos, marcos arakaki tem contribuído de forma decisiva na formação de novas plateias, por meio de apresentações didáticas, bem como na difusão da música de concertos através de turnês a mais de setenta cidades brasileiras. atua, ainda, como coordenador pedagógico, professor e palestrante em diversos projetos culturais e em instituições como casa do saber do rio de janeiro, programa jovens talentos de furnas, música na estrada, universidade federal da paraíba, universidade federal do rio grande do norte, universidade federal de roraima e em vários conservatórios brasileiros.

sobre a orquestra filarmônica de minas gerais

com apenas oito anos de existência, a filarmônica de minas gerais recebeu três prêmios de melhor grupo musical brasileiro, efetivando-se como um dos projetos mais bem-sucedidos de minas gerais e do brasil no campo da música erudita. sob a direção artística e regência titular de fabio mechetti, a orquestra é atualmente formada por 92 músicos provenientes de todo o brasil, europa, ásia, américas central, do norte e oceania, selecionados por um rigoroso processo de audição. neste período, realizou 554 concertos, com a execução de 915 obras de 77 compositores brasileiros e 150 estrangeiros, para mais de 709 mil pessoas, sendo que mais de 40% do público pôde assistir às apresentações gratuitamente. o impacto desse projeto artístico durante os anos também pode ser medido pela geração de 59 mil oportunidades de trabalho direto e indireto.

 

o corpo artístico orquestra filarmônica de minas gerais é oriundo de política pública formulada pelo governo do estado de minas gerais. em 2008, com a finalidade de criar uma nova orquestra para o estado, o governo optou pela execução dessa política por meio de parceria com o instituto cultural filarmônica, uma entidade privada sem fins lucrativos qualificada com o título de organização da sociedade civil de interesse público (oscip). tal escolha objetivou um modelo de gestão flexível e dinâmico, baseado no acompanhamento e avaliação de resultados. um termo de parceria foi celebrado como instrumento que rege essa relação entre o estado e a oscip, contendo a definição das atividades e metas, bem como o orçamento necessário à sua execução.

 

programação

a partir de 2015, quando a orquestra passou a se apresentar em sua sede, a sala minas gerais, sua programação foi intensificada. de 24, saltou para 57 concertos por assinatura, sempre com convidados da cena sinfônica mundial. em 2016, estreiam com a orquestra os regentes convidados justin brown e dorian wilson, além dos solistas luis ascot, gabriela montero, javier perianes, clélia iruzun, antti siirala, lara st. john e ji young lim. o público também terá a oportunidade de rever grandes músicos, como os regentes rodolfo fischer, carl st. clair, marcelo lehninger, carlos miguel prieto e cláudio cruz, e os solistas celina szrvinsk, miguel rosselini, barry douglas, angela cheng, arnaldo cohen, conrad tao, natasha paremski, cristina ortiz, luíz filíp, vadim gluzman, asier polo, leonard elschenbroich, fábio zanon, denise de freitas e fernando portari.

 

a filarmônica também desenvolve projetos dedicados à democratização do acesso à música clássica de qualidade. são turnês em cidades do interior do estado, concertos para formação de público, apresentações de grupos de câmara, bem como iniciativas de estímulo à profissionalização do setor no brasil &ndash o festival tinta fresca, dedicado a compositores, e o laboratório de regência, destinado ao aprimoramento de jovens regentes. já foram realizadas 82 apresentações em cidades mineiras e 29 concertos em praças públicas e parques da região metropolitana de belo horizonte, mobilizando um público de 274 mil pessoas. mais de 70 mil estudantes e trabalhadores tiveram a oportunidade de aprender um pouco sobre obras sinfônicas, contexto histórico musical e os instrumentos de uma orquestra, participando de concertos didáticos.

o nome e o compromisso de minas gerais com a arte e a qualidade foram levados a 15 festivais nacionais, a 32 apresentações em turnês pelas cinco regiões brasileiras, bem como a cinco apresentações internacionais, em cidades da argentina e do uruguai.

 

a filarmônica tem aberto outras frentes de trabalho, como a gravação da trilha sonora do espetáculo comemorativo dos 40 anos do grupo corpo, dança sinfônica (2015)criada pelo músico marco antônio guimarães (uakti). com o giramundo teatro de bonecos, realizou o conto musical pedro e o lobo (2014), de sergei prokofiev. comercialmente, a orquestra já lançou um álbum com a sinfonia nº 9, &ldquoa grande&rdquo de schubert (distribuído pela sonhos e sons) e outros três discos com obras de villa-lobos para o selo internacional naxos.

 

prêmios

reconhecida e elogiada pelo público e pela crítica especializada, a filarmônica, em conjunto com a sala minas gerais, recebeu o grande prêmio concerto 2015. em 2012, ganhou o prêmio carlos gomes de melhor orquestra do brasil e, em 2010, o prêmio apca (associação paulista de críticos de arte) de melhor grupo musical erudito. o maestro fabio mechetti recebeu o prêmio minas gerais de desenvolvimento econômico de 2015 e o carlos gomes de melhor regente brasileiro em 2009 por seu trabalho à frente da filarmônica. neste ano, 2016, a filarmônica e o maestro mechetti recebem o troféu jk de cultura e desenvolvimento de minas gerais, uma iniciativa da publicação mercado comum.

 

o instituto cultural filarmônica recebeu dois prêmios dentro do segmento de gestão de excelência. em 2013, concedido pela secretaria de estado de planejamento e gestão de minas gerais, em parceria com o instituto qualidade minas (iqm), e em 2010, conferido pela fundação instituto de administração da universidade de são paulo (usp). na área de comunicação, foi reconhecido com o prêmio minas de comunicação (2012), na 10ª bienal brasileira de design gráfico (2013) e na 14ª bienal interamericana de design, ocorrida em madri, espanha (2014).

 

serviço

orquestra filarmônica de minas gerais

   
   
   

turnê estadual

santa bárbara

4 de junho &ndash 21h

praça da matriz (praça cleves de faria)

 

betim

5 de junho &ndash 18h

praça milton campos

 

marcos arakaki, regente

dvorák                           dança eslava, op. 72, nº 1
j. strauss jr.                 tritsch-tratsch polka, op. 214
gomes                             maria tudor: abertura
satie/debussy               gymnopédies 3 e 1
holst                               suíte saint paul, op. 29, nº 2: giga
smetana                        o moldávia
suppé                               cavalaria ligeira: abertura

fernandez                     batuque

borodin                         príncipe igor: danças polovitsianas

 

entrada gratuita

 

informações:

www.filarmonica.art.br

em bh: 3219-9000 (instituto cultural filarmônica, das 9h às 18h)

em santa bárbara: (31) 3832-1616 (secretaria de turismo, das 7h às 17h)

em betim: 3532-2530 (funarbe, das 8h às 18h)

informações para imprensa:

personal press

polliane eliziário &ndash polliane.eliziario@personalpress.jor.br &ndash (31) 9-9788-3029

www.filarmonica.art.br

+EVENTOS

Eventos