Festival da Vida de Mariana

DATA

  • 19/05/2016 à 29/05/2016

LOCAL / INFO

PREÇOS

  • Entrada Franca

festival da vida de mariana
14 a 29 de maio

resgatando a cultura local, 13ª edição do evento em mariana terá, em seu centro histórico, shows de artistas locais, oficinas, feira de artesanato e grandes atrações nacionais, como shows de elba ramalho, silvio brito, rosa de saron, e muito mais. tudo gratuito!

 

são 13 anos de história, 13 edições de um evento que leva trabalhos sociais, cultura, religião e incrementa o turismo de mariana, primeira capital de minas gerais e uma das mais belas importantes cidades históricas do estado. o festival da vida deste ano, que acontece de 14 a 29 de maio, retoma as suas raízes, com o objetivo de resgatar a cultura local, e apresenta uma programação voltada para a comunidade, como nos velhos tempos, quando o festival foi criado por dom luciano de almeida, juntamente com a administração pública de mariana e com a associação cultura livre (acl).


além dos shows de artistas locais e de toda a programação religiosa, grandes atrações também vão movimentar a cidade: shows de elba ramalho, silvio brito e rosa de saron, oficinas, feira de artesanato, cortejos... um extenso e divertido programa cultural para toda a família.


com o apoio da prefeitura municipal de mariana, o festival da vida apresenta seu &ldquonovo&rdquo formato, porém já tradicionalmente conhecido, preocupando-se com o resgate do turismo na região &ndash principalmente após o acontecido no ano passado em bento rodrigues e paracatu de baixo &ndash, levando cursos profissionalizantes para a comunidade, divulgando a campanha da fraternidade da igreja católica &ndash que neste ano tem o tema &ldquocasa comum, nossa responsabilidade&rdquo &ndash, bem como a sua programação de corpus christi, tão importante na cidade pela fé dos católicos e pela beleza da procissão e de seus ornamentos tradicionais. tudo muito bem preparado pela arquidiocese de mariana.

evento totalmente gratuito para a população, o festival da vida luta pela valorização da cultura, da vida e pela integração social do público. agora é a hora de você visitar mariana e desfrutar de todas as suas belezas arquitetônicas, gastronômicas, artísticas e culturais.


confira a programação:

dias 14 a 29 de maio:

  • concurso de redação na rede de ensino pública com o tema da campanha da fraternidade &ldquocasa comum, nossa responsabilidade&rdquo, com o objetivo de debater o assunto &ldquosaneamento básico&rdquo. premiação para os três primeiros colocados.

 

dia 17 de maio, terça feira:

- das 19h às 22h: sarau lítero musical cantando alphonsos &ndash rua frei durão em frente à casa de cultura

 

dias 21 e 22 de maio, sábado e domingo:

- das 13 às 21h: fala favela, projeto mariana break dance

dia 20 de maio, sexta-feira:

- 21h: show silvio brito &ndash praça minas gerais

dia 21 de maio, sábado:

- 22h: show elba ramalho &ndash praça minas gerais

dia 22 de maio, domingo:

- das 9h às 16h: feira de artesanato de mariana - rua direita

- 21h: show rosa de saron &ndash praça minas gerais

dia 26 de maio, quinta feira: corpus christi

- 18h: procissão de corpus christi, iniciando da praça dos ferroviários.

dia 29 de maio, domingo: encerramento

  • das 9h às 16h: feira de artesanato de mariana &ndash rua direita .

  • 11h: encontro de bandas em monsior horta &ndash 180 anos da sociedade musical são caetano.

  • 15h: batizado dos alunos do cria (31 anos de capoeira) &ndash praça gomes freire &ndash grupo oficina

  • 19h: cantares à maria &ndash igreja nossa senhora do carmo, praça minas gerais

 

mariana

mariana é a primeira vila, a primeira capital, a sede do primeiro bispado e a primeira cidade a ser projetada em minas gerais. a história de mariana, que tem como cenário um período de descobertas, religiosidade, projeção artística e busca pelo ouro, é marcada também pelo pioneirismo de uma região que há três séculos guarda riquezas que nos remetem ao tempo do brasil colônia. além de guardar relíquias e casarios coloniais que contam parte da história do país, em mariana nasceram personagens representativos da cultura brasileira. entre eles estão o poeta e inconfidente cláudio manuel da costa, o pintor sacro manuel da costa ataíde e frei santa rita durão, autor do poema &ldquocaramuru&rdquo. a extração do minério de ferro é a principal atividade industrial do município, forte geradora de empregos e receita pública. seus distritos desenvolvem atividades agropecuárias e apresentam artesanato variado, expressando a diversidade cultural de minas gerais. tudo isso faz da &ldquoprimeira de minas&rdquo um dos municípios mais importantes do circuito do ouro e parte integrante da trilha dos inconfidentes e do circuito estrada real. uma cidade tombada em 1945 como monumento nacional e repleta de riquezas do período em que começou a ser traçada a história de minas gerais.

corpus christi

no dia 26, a tradição católica no centro histórico de mariana estará em foco. a procissão de corpus christi, iniciando da praça dos ferroviários e passando pela rua direita e praça da sé, vai movimentar a cidade e exaltar a fé dos católicos. figuras de jesus cristo, da santa ceia e da virgem maria, entre outros símbolos, serão montados com flores, serragem e pó de café. é a tradição em forma de dedicação religiosa. os tapetes serão produzidos pelos moradores e por artistas da cidade, com o apoio da secretaria de cultura e turismo da prefeitura de mariana. a celebração de corpus christi em mariana é uma das mais tradicionais do estado.

elba ramalho

ela já foi ave de prata, flor, fruto e até paisagem. colocou fogo na mistura, comandou a ciranda, arrumou o balaio e sempre deixou tudo como a gente gosta. assim é elba ramalho, que se mantém como uma das grandes vozes femininas da música brasileira. por onde passa, elba oferece o que tem de melhor para oferecer: sua versatilidade, alegria e romantismo. elba não canta por cantar, ela canta para dizer: para contar histórias, para lembrar lugares, para explicar pessoas e revelar um retrato das mais belas paisagens sonoras do brasil. no repertório de seu show, muitos sucessos como, &ldquode volta pro aconchego&rdquo, &ldquoanunciação&rdquo, &ldquobanquete dos signos&rdquo, &ldquomorena de angola&rdquo, &ldquogostoso demais&rdquo, &ldquobate coração&rdquo, &ldquochorando e cantando&rdquo, &ldquochão de giz&rdquo, &ldquobanho de cheiro&rdquo e &ldquofrevo mulher&rdquo. a cantora é bicampeã do grammy latino pelos álbuns: &ldquoqual o assunto que mais lhe interessa?&rdquo (2008) e &ldquobalaio de amor&rdquo (2009), na categoria melhor álbum de raízes brasileiras: regional e tropical. em mais de 35 anos de carreira, elba ramalho vendeu mais de 10 milhões de discos.

rosa de saron

formada por guilherme de sá (voz), eduardo faro (guitarra), rogério feltrin (baixo) e grevão (bateria), a banda rosa de saron surgiu em 1988, na cidade de campinas (sp), dentro do movimento de renovação carismática da igreja católica. em pouco tempo, o grupo começava a compor suas próprias músicas e a participar de festivais. logo, vieram os primeiros discos: &ldquodiante da cruz&rdquo e &ldquoangústia suprema&rdquo. desde então, foram 15 trabalhos consagrados, incluindo o mais atual: cd e dvd &ldquoacústico e ao vivo 2/3&rdquo, um dos projetos mais bonitos da carreira de quase 30 anos da banda. com 26 anos de estrada, o rosa de saron contabiliza 150 mil acessos/mês no site oficial, mais de 2,9 milhões de fãs no facebook e mais de 40 milhões de views em seu canal do youtube. também alcança o topo do ranking das bandas de rock nacional mais tocadas nos sites sonora e vagalume. apesar de todo reconhecimento durante os anos, o objetivo do grupo continua o mesmo dos seus primeiros ensaios: fazer rock com qualidade levando uma mensagem cristã de esperança, fé e amor para todos.

silvio brito

cantor de rock e folk rock, silvio brito é famoso por suas canções de protesto. em 1974, no compacto &ldquosilvio brito&rdquo, lançou os sucessos &ldquotá todo mundo louco&rdquo, &ldquonostalgia 65&rdquo, &ldquoquase dois mil anos depois&rdquo, além da faixa-título do álbum, que deu origem ao seu apelido. conseguiu unir o rock com músicas de protesto contra a ditadura e, a partir de 1975, vieram músicas como &ldquoespelho mágico&rdquo e &ldquotô vendendo grilo&rdquo, além de &ldquopare o mundo que eu quero descer&rdquo, no estilo folclórico. nos anos 80, gravou sucessos como "do jeito que o diabo gosta" e "careca, sem dente e pelado". o sucesso continuou nas décadas seguintes, como nos discos: &ldquorockaipira&rdquo (1992), &ldquotoda forma de amor&rdquo (1999), &ldquoo et de varginha&rdquo (2002), &ldquosalvem a terra&rdquo (2006), e muito mais. possui 26 discos e quatro discos de ouro. seus trabalhos mais recentes são: em 2014, lançou a coletânea &ldquosilvio brito: as 20 &rdquo e, no ano passado, foi a vez de &ldquorockaipira vol.2&rdquo.

cantares à maria
o cantares à maria é uma apresentação musical de corais exaltando maria, como inspiração para as mais belas composições musicais ao longo dos tempos. sob o tema &ldquocomunhão de devoção e arte&rdquo, a apresentação do dia 29/5 (domingo), às 20h, na igreja nossa senhora do carmo, na praça minas gerais, em mariana, terá a participação dos corais: coral nossa senhora do rosário (padre viegas), dos pequenos cantores de ouro preto (otacílio cunha/ouro preto) coro da catedral, coro allegretto, coro feminino sylvinha araújo e coral tom maior.

 


 

informações para a imprensa:
- luiz cabral inácio (31) 97140-0404

https://www.facebook.com/festivaldavidamariana

+EVENTOS

Eventos

VÍDEOS RECOMENDADOS