Exposição território de direitos

DATA

  • 17/05/2016 à 19/06/2016
  • Hora início: 10:00
  • Hora fim: 18:00

LOCAL / INFO

PREÇOS

  • Entrada Franca
  • Consumação: 20

fundação vale promove exposição de fotos com temática de

combate à violência sexual infantojuvenil 

imagens feitas por crianças e adolescentes que participam do proteger é preciso em minas gerais são expostas no memorial vale 

a fundação vale promove, a partir do dia 17 de maio (terça-feira), no memorial minas gerais vale &ndash no circuito liberdade, a exposição território de direitos. a mostra, organizada em parceria com o memorial e a oficina de imagens, será composta por 61 fotografias que expressam, por meio da sensibilidade e do olhar crítico de adolescentes e jovens, a realidade do território em que vivem. na abertura, marcada para 17h, será realizado um debate com especialistas na temática. o trabalho é resultado do primeiro exercício de formação de oficinas de fotografia e direitos humanos do proteger é preciso em minas gerais, programa de enfrentamento da exploração sexual infantojuvenil desenvolvido pela fundação vale. o memorial minas gerais vale fica na praça da liberdade, 640 &ndash funcionários, esquina com rua gonçalves dias. 

a iniciativa pretende contribuir para a mobilização da sociedade brasileira e convocá-la para o engajamento contra a violação dos direitos sexuais de menores. a data foi escolhida por preceder o dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, 18 de maio, estabelecido pela secretaria de direitos humanos da presidência da república (sdh/pr). 

a exposição é o primeiro projeto de itinerância desenvolvido pela fundação. a proposta é que a mostra fique no memorial até o dia 19 de junho e depois circule entre os ativos culturais da vale, como o museu vale (es) e a casa da cultura de canaã dos carajás (pa), além de áreas operacionais da empresa. 

proteger é preciso 

a infância e a adolescência são fases de descobertas e formação da identidade.  no entanto, para milhares de crianças e adolescentes esse período é marcado pela violação de seus direitos. os casos de subnotificação são elevados pelo desconhecimento dos canais de denúncia ou pela falta de entendimento do fenômeno da violência sexual contra crianças e adolescentes. 

apenas no ano de 2015 foram registradas 17.588 denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes no brasil. desses casos, 1.418 foram em minas gerais. dados como esses, divulgados pelo disque 100, evidenciam a importância de se combater o problema. 

a vale e a fundação vale entendem que é dever de todos, cidadãos, governo, sociedade e empresas, zelar pela garantia dos direitos da criança e do adolescente e pelo respeito à sua condição peculiar de pessoa em desenvolvimento. 

o &ldquoproteger é preciso&rdquo é um programa de ações integradas para a prevenção e enfrentamento das violações dos direitos de crianças e adolescentes, desenvolvidas pela fundação vale, em parceira com a oficina de imagens. no escopo, estão ações educativas para promoção do protagonismo infanto-juvenil e para a prevenção e o enfrentamento à violência sexual. as iniciativas incluem ainda suporte às redes de promoção e proteção social, bem como a sensibilização e a mobilização da sociedade para o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. 

os projetos desenvolvidos nesta temática estão em consonância com o estatuto da criança e do adolescente e com o estatuto da juventude, com as diretrizes da secretaria nacional de direitos humanos e com as políticas públicas de promoção e proteção integral da criança e do adolescente.  

serviço 

exposição território de direitos

quando: de 17/5 a 19/6.

onde: sala 2 do memorial minas gerais vale.

 

memorial minas gerais vale

endereço: praça da liberdade, 640, esq. gonçalves dias

horário de funcionamento: terças, quartas, sextas e sábados, das 10h às 17h30, com permanência até as 18h. quintas, das 10h às 21h30, com permanência até as 22h. domingos, das 10h às 15h30, com permanência até as 16h.

https://www.facebook.com/memorialvale  

http://www.youtube.com/memorialvale

www.memorialvale.com

+EVENTOS

Eventos

VÍDEOS RECOMENDADOS